Seja bem vindo!

Agenda: Senhora de Engenho - Entre a cruz e a Torá

Leia mais...

Lar Longe Lar

A peça foi selecionada no CCBB em 2011, teve leitura dramatizada dirigida por Gilberto Gawronski e ficou em 4º lugar entre 300 concorrentes. Meses depois, em fevereiro de 2012, venceu o edital do teatro Sesi Rio e inaugurou a temporada da instituição aos 5 de abril de 2012, onde ficará até 19 de maio do mesmo ano. Está sendo dirigida pelo mesmo Gilberto Gawronski e o elenco é formado por jovens atores: Diego Araujo, José de Ipanema, Nelson Yabeta, Nina Reis, Rafael Ferrão e Raquel Tamaio. A peça Lar Longe Lar conta a saga de uma família, que vem a ser a de Berta Loran, em busca de um lugar onde criar os seus em paz. Recebeu linda crítica da Veja Rio, tendo sido escolhida uma das 10 melhores peças em cartaz, e por isso recomendada pela revista. Após uma bela despedida, a peça aguarda a chance de voltar ao cartaz em breve. Lar Longe Lar está de volta em cartaz no teatro Solar de Botafogo, de 9/11 a 23/12 de 2012, de sexta a domingo; sexta e sábado às 21 horas e domingo, às 20 horas.

 

Ecos da Inquisição

A peça aborda três épocas da inquisição. Na primeira, século XVI, o visitador à colônia de Pernambuco se vê horrorizado com as variedades de desvios sexuais. Na segunda, século XVII, estamos em Lisboa onde o Padre Antônio Vieira, perseguido pelo Santo Ofício é interrogado, confinado por dois anos e libertado porém proibido de escrever ou falar sobre assuntos que constranjam a Igreja. Na terceira, século XVIII, encontramos o dramaturgo Antônio José da Silva, Judeu, que é queimado pela inquisição.

A história é contada pelo notário, confuso e perplexo, mas que traz certo alívio a texto tão sério e termina com uma premonição de um futuro melhor para Portugal, "se agirmos com sabedoria" como ensinava Vieira.

A peça está em cartaz no CCJF: Avenida Rio Branco 241, Cinelândia, RJ. De sexta a domingo às 19h. Desde 4 de Dezembro até 07 de Fevereiro de 2010.

O espetáculo tem o patrocínio da Eletrobrás e a direção do premiado Moacir Chaves. 

Leia mais...

O Língua-Solta

Versão em monólogo da peça Bento Teixeira, o bardo judeu de Olinda, também da autora. Estreou dia 22 de julho de 2009, às 19 horas, no Centro de Cultura da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. ISAAC BERNAT, COMO SEMPRE, ÓTIMO. O livro, que leva o mesmo nome, foi lançado junto com a peça. A temporada no CCJF terminou aos 10/09. Se você assistiu, deixe um comentário. A produção agradece.

 

 

Leia mais...

Gênese de uma peça

O concurso leva o nome de Antonio José da Silva, o Judeu, mas no ano de 2008 teve como tema o padre Antonio Vieira, em comemoração aos 400 anos de seu nascimento.

Leia mais...
  Próxima página

Miriam Halfim escreve contos e,
após estudar com João Bethencourt
e Renato José Pécora, dramaturgia.

Agenda

  • 04/12: Ecos da Inquisição

    A peça está em cartaz no CCJF: Avenida Rio Branco 241, Cinelândia, RJ. De sexta a domingo às 19h. Desde 4 de Dezembro até 07 de Fevereiro de 2010. O espetáculo tem o patrocínio da Eletrobrás e a direção do premiado Moacir Chaves. 

Livros publicados

Galeria de imagens